Cinco motivos para fazer trabalho voluntário ;) Postado em 06/09/2017 por Argilando

0

Por Thayanne Porto

 

Dia 28 de agosto celebramos o Dia Nacional do Voluntário. Para mim, ele tem um gostinho mais especial: é o primeiro que eu celebro “de verdade”. Já dedicava parte do meu tempo ao trabalho voluntário no ano passado, mas foi nesse que eu realmente me joguei nesse mundo que só me trouxe alegria. E como a Argilando não cansa de me fazer sorrir, me “presentearam” com essa coluna, justamente hoje! Por isso, não achei outro tema que combinasse tão bem com esse sentimento que eu sinto todos os dias, mas que hoje está intensificado. Com vocês, senhoras e senhores, cinco motivos pelos quais fazer trabalho voluntário é tudo de bom!

 

ARGILANDO. VOLUNTARIADO

1. Você conhece novas pessoas

Todo mês eu participo da triagem do Mini Gentilezas. Como consequência, todo mês eu vejo as mesmas pessoas, que também dedicam algumas horinhas para separar shampoo, condicionadores e outros itens de higiene. São pessoas de diferentes círculos sociais, diferentes idades e profissões – enfim, pessoas que eu não conheceria se não fosse o trabalho voluntário. Cada uma delas, com suas qualidades, me faz perceber novos pontos de vistas e ampliar meus horizontes.

 

2. Você percebe o quão simples é

De modo geral, temos a impressão que fazer a diferença no mundo significa grandes ações. Pensamos logo em grandes campanhas de arrecadação, bailes beneficentes e por aí vai. Mas não é por aí. Sim, você pode fazer tudo isso (e não se esqueça de nos chamar!), mas muitos atos de solidariedade e amor ao próximo são “pequenos”. E notem as aspas aí: o tamanho não significa nada, contanto que você coloque todo o seu amor naquele gesto. Um ato “simples”, como espalhar palavras de carinho e acolhimento pelas caixas de correio do seu prédio, pode fazer o dia de alguém. Na essência, é disso que se trata ser voluntário: usar o seu tempo em benefício de outra pessoa.

 

3. Dá para fazer em todos os lugares

Além de ser simples, você pode ser voluntário de todos os lugares! Não precisa necessariamente ir até o local da ação. Você pode fazer o bem do conforto do seu lar, seja doando dinheiro para uma causa que precisa de apoio financeiro ou doando tempo, usando seus conhecimentos para fazer artes para um projeto social. Se quiser mais dicas de ações, dá uma olhadinha no nosso projeto 365 Dias de Agir 😉

 

4. Você se torna uma pessoa melhor

Eu sei que o trabalho voluntário é sobre ajudar o outro, mas não podemos ignorar esse aspecto “egoísta”. Quando ajudamos o próximo, estamos nos ajudando. O voluntariado nos permite pensar mais no outro, melhorar nossa compaixão e praticar a caridade. Isso nos torna pessoas melhores, o que, por sua vez, reflete em todos os aspectos da nossa vida.

 

5. Ajuda a transformar o mundo!

Aqui na Argilando nós não achamos que o mundo tem jeito – nós temos certeza! E o motivo é bem simples: sabemos que podemos transformar o mundo através do trabalho voluntário. Cada vez que dedicamos parte do nosso tempo a alguma atividade e fazemos isso com amor, estamos equilibrando essa balança.

E aí? Você vem fazer parte do nosso time? <3

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

Desenvolvido por: Web Moment