0

Para a Argilando o Jovem sempre foi símbolo de atitude, alvos da esperança de um futuro melhor e detentores de um enorme potencial de mudança. Acreditando nisso, pensamos: por que não se juntar a eles, apoiá-los e orientá-los para que tamanho potencial seja o combustível para transformar ideias em realidade?

“Nossas atitudes são as melhores interpretações de nossos pensamentos” – este conceito foi a inspiração para a criação do projeto Atitude Jovem, uma gincana entre jovens cujo desafio é demonstrar ATITUDE. Orientados por seus padrinhos voluntários eles criam, planejam e implementam suas próprias ações de voluntariado.

O projeto piloto foi realizado com onze estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Herbert de Souza que se dividiram em dois grupos e tiveram como primeiro desafio criar sua identidade, surge aí a equipe: Revolução e Motiva-Ação. A escolha não poderia ter sido mais significativa, pois eles fizeram jus à identidade que construíram.

Os próximos passos se deram com a escolha do que fazer, para quem, onde e como fazer. Planejamento pronto hora de realizar as visitas de campo e realinhar as atividades à demanda das instituições selecionadas.

A equipe Revolução desenvolveu uma ação com foco na preservação do meio ambiente para crianças e jovens da ONG Ressurgir através de um conjunto de oficinas utilizando materiais recicláveis. Rolinhos de papel higiênico se transformaram em corujinhas, tampinhas de garrafa em castanholas, jornal e barbante em malabares que se transformaram em uma pequena oficina de circo. Além de contar com uma oficina de artes, com desenhos e pinturas para colorir a ação e liberar a criatividade de todos os participantes.

Já a equipe Motiva-Ação, desenvolveu uma ação de humanização hospitalar no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil que também é o Dia Nacional do Doador de Sangue para os pacientes do Hemorio. A ação começou com a realização simultânea de oficinas de desenho, a contação de histórias e a dinâmica da foto maluca na parte da manhã para os pequenos pacientes que se transformaram em heróis, piratas, princesas, personagens de desenhos animados, animais fofíssimos e muita coisa maluca, tudo devidamente registrado e organizado pelos jovens de atitude que, na parte da tarde, foram visitar todos os pacientes internados para um bate-papo e a entrega dos kits que eles montaram com a ajuda de muitos voluntários e doadores. Esses kits continham escova de dentes, creme dental, sabonete e meia para esquentar os pés de todos, pois nessa hora, o coração já estava bem aquecido de carinho!
Para a criançada, também tivemos kits de doces e para a equipe Argilando foi também a oportunidade de prestigiar o Dia Nacional do Doador de Sangue, fazendo sua doação.

Dia 03 de dezembro foi o dia de comemorar o encerramento do projeto, a missão cumprida e festejar a ATITUDE JOVEM. Ficamos agora com o gostinho de quero mais e já ansiosos por novas equipes, mais atitudes e muita ação.
Fazemos nossas, as palavras da querida Larissa Mendes da equipe Motiva-Ação: “Que bom que eu vivi tudo isso, que eu estive aqui, que eu tornei o mundo melhor só porque eu estive aqui!” Palavras não são o suficiente para agradecer a todos que nos acolheram e fizeram de nossa proposta um exemplo de atitude:

Equipe Revolução
Alunos: Carlos Tadeu, Elias Holanda, Rebeca Sinato e Tamires Aragão
Madrinha: Paula Tedrus

Equipe Motiva-Ação
Alunos: Larissa Mendes, João Pedro Gois, Pedro Moura, Isabela Puppin, Beatriz Gil, Ana Carolina da Silva e Thaís Silva
Padrinho: Edvan Miranda

Colégio Estadual Herbert de Souza
Diretora: Michele Soares
Diretora: Heloísa Helena Rodrigues
Coordenadora Pedagógica: Cláudia Borges Pereira
Coordenadora Pedagógica: Deuscélia Rocha
Alunas: Pâmela Cristina e Rita Doria

ONG Ressurgir
Presidente: Albenita Leite de Barros Correia
Coordenadora Pedagógica: Leila Salles
Coordenadora: Ana Vieira

Fundação Pró Hemorio
Assessoria de Projetos: Laura Jane Gonçalves Neumann
Assistente Social: Vania Cristina Reis
Humanização: Mayara Medeiros
Comunicação: Bruno e André.

Hemorio
Coordenação Técnica de Hemoterapia: Keila Garcia

Doadores
Elizabeth Pires Vieira, Vinicius Silva Vieira, Marcela Vianna, Dyrton Bellas, Tathiana Cardoso, Ana Paula Nogueira, Beatriz Nogueira, Ana Carolina Almeida, Sabrina Pivato, Raquel de Paula, Renata Correa, Ana Cristina Amorim, Celia Cappelletti Larissa Carolina, Daniela Manhães, Flavia Manhães, Elisa Fillipo e Davi Lopes.

Safo Audiovisual
VideoMaker: Kirk Russo

Equipe Argilando:
Campanha de Arrecadação: Patrizzia Capelleti
Voluntárias: Raphaela Liseux, Paloma Silva e Anusha Shrivastava
Fotografia: Rejane Kisser
Coordenação do Projeto: Tássia Gerolami

Participação Especial
Todas as crianças, jovens e adultos participantes das atividades.
A todos, nosso SUPER OBRIGADO!

Confira aqui as fotos das duas ações:

Grupo Motiva-Ação:
www.facebook.com/media/set/?set=a.782669401804151.1073741888.204527472951683&type=3

Grupo Revolução:
www.facebook.com/media/set/?set=a.782664108471347.1073741887.204527472951683&type=3

Compartilhe

Deixe um comentário

Desenvolvido por: Web Moment