0

Quando o Projeto da Biblioteca na Cadeia Pública Juíza Patrícia Acioli foi idealizado para uma disciplina da Universidade, sinceramente, não imaginei o quanto as pessoas iriam apoiá-lo. Foi de grande surpresa, quando ao compartilhar com as pessoas sobre ele, elas se interessavam e me apoiavam. E uma delas foi a equipe Argilando, que prontamente disponibilizou uma grande quantidade de livros em apoio a esse projeto. Pensar em uma intervenção no trabalho do Serviço Social diferente da que já é posto para os presos é uma tarefa difícil, pois é nadar contra a corrente. Pensar em uma prática que vise a emancipação dos assistidos não é nada fácil, por isso é importante criar vínculos com toda a sociedade que acredita nisso.

Algumas falas dos internos:

“Os livros nos mantém informados! Principalmente a parte didática porque muitos amigos não sabem ler nem escrever. Todos os livros são importantes. Há necessidade na busca incessante da leitura.” (E.L.S., 53 anos)

“Visando à relevância da leitura na formação e aprendizagem do ser humano, torna-se imprescindível termos uma biblioteca nas dependências da Cadeia. A formação didática é de grande importância do caráter humano. É indispensável a participação de toda a sociedade e especialmente das organizações engajadas, para que se possa desenvolver toda uma estrutura. Acredito que dessa forma torna-se possível a ressocialização do apenado”. (A.G., 41 anos)

“Eu agradeço a todos que participaram para que a nossa biblioteca fosse feita, pois pra gente é muito importante essas doações, porque passamos muito tempo sem fazer nada e precisamos ocupar nosso tempo e mente com coisas boas, e a leitura, com certeza é importante”. (D.S., 25 anos)

Vê-los motivados, querendo avançar e tendo essa oportunidade, me deixa muito feliz!

Obrigada Argilando, por estar fazendo parte desse singelo projeto, pois tenho certeza que vai fazer uma grande diferença na vida de muitos que lá passarem.

Julia de Oliveira, 23 anos, estudante de Serviço Social (UFF) e Estagiária na Cadeia Pública Patrícia Acioli/Seap

Compartilhe

Deixe um comentário

Desenvolvido por: Web Moment